Reeducação Alimentar Saudável
- Marina Kauffmann
- 15 de nov. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2022

Sabemos que a obesidade possa ser resultado da insuficiência de secreções da tiroide ou da hipófise, em geral é causada por erros dietéticos, principalmente do consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e açúcares, que costumam associar-se a outros hábitos da vida igualmente prejudiciais, como o sedentarismo.
Uma pessoa é considerada obesa quando grosso modo, seu peso supera em 15% o número de centímetros, além de um metro, de sua altura. Esta medida, válida somente até certo limite, como estimativa aproximada, pode variar em função de uma série de outros fatores, dentre os quais se destaca a estrutura óssea do indivíduo.
Além de prejudicar consideravelmente a estética, a obesidade, o que é muito mais grave, perturba todo o metabolismo orgânico, conduzindo a inúmeras complicações, tais como: reumatismo crônico, gota, nefrite, enfermidades dos vasos sanguíneos, arteriosclerose, diabete, hipertensão, distúrbios hepáticos, tendência a transtornos cardíacos etc.
Para evitar todas essas afecções que podem originar e curar definitivamente a obesidade, o tratamento dietético, ou reeducação alimentar, coadjuvado pela hidroterapia, ginástica ou yoga, fitoterapia ou homeopatia, massagens e automassagens e alicerçado na consciência de que o organismo merece e deve ser respeitado, sem lançar mão de qualquer tipo de droga milagrosa, resolve perfeitamente o problema.
Controle dietético natural
A maioria das pessoas que sofrem de obesidade daria tudo para que se inventasse um remédio que permitisse consumir qualquer tipo de alimento ilimitadamente sem engordar.
O que realmente incomoda é o fato de se estar gordo e, portanto, em desacordo com os padrões estéticos vigentes.
Poucos parecem se importar com os erros tão catastróficos que desequilibram todo o metabolismo, conduzindo a diversas enfermidade orgânicas e distúrbios neuropsíquicos.
Muita gente que decide se livrar da adiposidade pelo único método absolutamente eficaz no caso, ou seja, através do controle da alimentação, pensa em fazê-lo apenas temporariamente, somente por algum tempo, até perder certos quilos de peso.
Quem pensa dessa maneira dificilmente se livrará de vez do problema, tendendo a ingressar no ininterrupto processo do “faz regime e emagrece, deixa de fazê-lo e engorda”, o que fará com que saia em busca de dietas milagrosas que, adotadas apenas durante um dia da semana, podem levar, acurto prazo, a uma drástica redução de peso.
Infelizmente, para essas pessoas, não há margens para a ilusão, somente uma boa seleção diária de alimentos, por toda a vida, pode curar a obesidade.
E, afinal, como é possível imaginar que um corpo que necessite de 2.500 calorias diárias possa passar ileso a ingestão de 3.500 calorias, às vezes numa única refeição, repleta de massas, molhos, refrigerantes e doces?
Ou que aparelho digestivo, sobretudo o fígado, e o circulatório possam resistir a uma constante sobrecarga, que os obriga a trabalhar muito além de sua capacidade?
Nota: Independentemente de a moda eleger o tipo perfeito o magro, a verdade é que “gordura” não faz bem a ninguém e que obesidade muitas vezes constitui sinônimo de irresponsabilidade, falta de respeito, consigo próprio ou profunda carência psicológica e emocional.
Evidentemente, aqueles que precisam perder muito peso devem se submeter à orientação de um especialista, que controle com rigor todos os lances do tratamento, se pretendem seguir uma dieta restritiva.
Pois, não é pequeno o número de pessoas que morrem todos os anos tentando levar adiante, por conta própria, sem considerar nem mesmo o suprimento mínimo de elementos nutritivos ao organismo, regimes de emagrecimento.
Sem entrar em detalhes irrelevantes, pode-se classificar o tratamento dietético da obesidade em dois sistemas eficientes: aqueles em que se controlam as calorias dos alimentos e o que se baseia na reeducação alimentar.
Dicas de Reeducação Alimentar Saudável
A reeducação alimentar pode ser difícil no início, mas ao se transformar em hábito fica muito mais fácil. Para fazer a reeducação saudável você precisa ter disposição e disciplina para não ceder ao conto das “dietas da moda”.
A principal dica é: se você quer manter o peso a longo prazo, nunca faça dietas restritivas.
A Reeducação Alimentar, serve para compreender melhor o efeito do alimento em nossa saúde.
Ela ajuda no processo de reformulação do cardápio diário, auxiliando no emagrecimento e evitando o “efeito sanfona”, a recuperação do peso anterior e muitas vezes um acréscimo maior.
Portanto, a reeducação alimentar é um processo que precisa ser longo e gradual, pois requer alterações de quantidades e tipos de alimentos, tais como: frutas, vegetais, cereais e integrais que são ricos em fibras.
Dessa forma, esse novo hábito, vai te orientar na escolha de alimentos mais saudáveis e naturais, que geralmente contêm alto teor de fibras e gorduras saudáveis.
Quando começar uma reeducação alimentar?
Bem, o primeiro passo, é identificar quais mudanças o seu corpo precisa.
Pois, o objetivo é fazer a adaptação do seu organismo com o novo estilo de alimentação.
Além disso, o seu corpo precisa obter os nutrientes essenciais para funcionar de uma maneira mais saudável
Conheça os 3 R's da reeducação saudável.
Redução de apetite: Você precisa se sentir saciada por mais tempo, comendo menos durante o dia para auxiliar no controle e alcance de seu objetivo;
Redução de absorção: Boa parte do que ingerimos possui triglicerídeos que são armazenados sem necessidade pelo nosso corpo, portanto, é necessário eliminá-los de forma natural;
Regular o organismo: Com uma alimentação desregulada, é normal o corpo reter muito líquido e não funcionar de maneira adequada. É preciso buscar alternativas para a redução do inchaço corporal e do bom funcionamento do intestino.
Existem componentes naturais para reeducação alimentar?
O que podemos utilizar para uma vida saudável e uma alimentação balanceada?

Como utilizar alimentos que possui efeito diurético e que possam contribuir com a redução do inchaço e da compulsão alimentar?

Como aumentar e acelerar a queima natural da gordura?

Existem alimentos que promovam a sensação de saciedade e que regulem o organismo de dentro para fora de maneira natural?
Em relação as perguntas acima, a resposta é sim, temos produtos naturais que promovem efeitos específicos e auxiliam o corpo a trabalhar de uma forma mais saudável e natural ...
Exemplos de alimentos para funções específicas:

Beringela: rica em antioxidantes e utilizada para manter a pele saudável;

Spirulina: rica em proteína e fonte de ferro;

Psyllium: fonte de fibras para regular o intestino;

Quitosana: Controla o colesterol e o diabetes;

Agar-ágar: Aumenta a sensação de saciedade;

Colágeno: Melhora a saúde da pele, cabelos e unhas.
O que os especialistas aconselham?
Os especialistas aconselham a reeducação alimentar e ressaltam suas vantagens; gradualmente, sem grandes sacrifícios ou neuroses, através da racionalização da dieta, chega-se naturalmente ao peso ideal e, ao mesmo tempo, reequilibrando o organismo e todas as suas funções, ou seja, a uma saúde perfeita.
A medicina natural ou alternativa também utiliza esse conceito e conhecimento empírico, de itens da natureza, para fornecer suporte à uma reeducação alimentar balanceada, utilizando a composição de ingredientes através de chás ou capsulas.
Acesse neste link a utilização de complemento através de capsulas diárias:
O que esse complemento proporciona?
É um suplemento alimentar feito a partir dos ingredientes, Berinjela, Quitosana, Spirulina, Psyllium, Agar-Agar e Colágeno. Ele foi desenvolvido para manutenção de saúde e auxílio alimentar
Como usar esse complemento?
Ele deve ser ingerido duas vezes ao dia cerca de 30 minutos antes das principais refeições.
Quanto tempo demora para chegar?
Depende da região que você mora, mas em média de 7 a 20 dias úteis.
Tenho que usar esse complemento para sempre?
Não é totalmente necessário, mas o ideal é que caso você queira estar protegido pode fazer o uso contínuo do produto.
Esse complemento engorda?
Não, muito pelo contrário! Devido aos seus ativos termogenicos e ingredientes que provocam sensação de saciedade, Esse complemento auxilia e, faz você se sentir mais leve.
Possui algum efeito colateral?
Por ser completamente natural, esse complemento não possui nenhum tipo de efeito colateral.
Quem pode tomar esse complemento, existe contraindicação?
Não existe nenhum efeito colateral com o consumo do produto. Porém, o uso do deste complemento não é recomendado para gestantes, lactantes e para pessoas com alergia a qualquer um dos ingredientes. Pessoas gravemente enfermas ou que tomam medicação contínua, devem consultar um médico antes de iniciar o consumo. ESTE PRODUTO NÃO CONTÉM GLÚTEN
Esse complemento tem autorização da ANVISA?
Sim, ele é totalmente natural e possui certificação da ANVISA para consumo de adultos.
Acesse neste link a utilização de complemento em saches de chás:
Comments